Como funciona uma exposição de cães?


Todas as raças caninas têm um padrão racial estabelecido pelos clubes de seus países de origem.

Ao contrário do que pode-se pensar, os padrões não visam apenas a questão estética, mas prezam as características necessárias para que os cães exerçam as funções para as quais suas raças foram concebidas.

Os padrões estabelecidos pelos clubes de raças são catalogados pela FCI (Fédération Cynologique Internationale), a qual o BKC (Brasil Kennel Club) é filiado através da CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia).

Em uma exposição de cães, os juízes (ou árbitros) avaliam se os cães que estão competindo correspondem ao padrão da sua raça. Essa disputa é organizada em classes de acordo com a idade e títulos já conquistados:

Classe Filhote – Cães de 6 meses e 1 dia a 9 meses; concorrem a Certificado de Aptidão a Campeão Filhote (CCF).

Classe Jovem – Cães de 9 meses e 1 dia a 15 meses; concorrem a Certificado de Aptidão a Campeão Jovem (CCJ).

Classe Aberta – Cães a partir de 15 meses e 1 dia; concorrem a Certificado de Aptidão a Campeão (CAC), Certificado de Aptidão a Campeão Panamericano (CACPAB) e Certificado de Aptidão a Campeão Internacional (CACIB).

Classe Campeonato – Cães a partir de 15 meses e 1 dia, que já sejam Campeões; concorrem a Certificado de Aptidão a Grande Campeão (CGC), Certificado de Aptidão a Campeão Panamericano (CACPAB) e Certificado de Aptidão a Campeão Internacional (CACIB).

Classe Grande Campeonato – Cães a partir de 15 meses e 1 dia, que já sejam Grande Campeões; concorrem a Certificado de Aptidão a Campeão Panamericano (CACPAB) e Certificado de Aptidão a Campeão Internacional (CACIB).

v CACPABs e CACIBs – Só são concedidos ao Melhor Macho e a Melhor Fêmea, desde que tenham 15 meses e 1 dia, em exposições pan-americanas (CACPABs) e internacionais (CACIBs).

Todas as raças estão divididas em grupos de acordo com suas características e funções. Após a definição dos Melhores de Raça, estes entram para disputar os 4 melhores de cada grupo que são divididos da seguinte forma:

Grupo 1 – Cães Pastores e Boiadeiros, exceto os Suíços.
Grupo 2 – Cães do Tipo Pinscher e Schnauzer, Molossos e Boiadeiros Suíços.
Grupo 3 – Terriers.
Grupo 4 – Dachshunds.
Grupo 5 – Cães do Tipo Spitz e do Tipo Primitivo.
Grupo 6 – Cães do Tipo Sabujo e Rastreadores.
Grupo 7 – Cães de Aponte.
Grupo 8 – Cães Levantadores, Recolhedores e de Água.
Grupo 9 – Cães de Companhia.
Grupo 10 – Lebréis.
Grupo 11 – Raças não reconhecidas pela FCI.*

* Cães do Grupo 11 não podem concorrer a CACIB, pois não são reconhecidos pela FCI.

Escolhidos os melhores de cada grupo, haverá a disputa do Best in Show, ou Melhor da Exposição, em que entram os 11 cães vencedores dos grupos, e são escolhidos os 5 melhores da exposição.

O Melhor Filhote da Raça, assim como o Melhor Jovem da Raça, também concorrem a Melhores Filhotes e Jovens da Exposição, mas não concorrem a grupos.

No fluxograma abaixo apresentamos a mecânica do julgamento de maneira simplificada:

Veja mais em Regulamento de Exposição e Regulamento de Títulos Promocionais.

  

Tel.: (21) 2240-0379
Cel: (21) 99187-7548

BKC CBKC FCI

Rua Debret, 23 - Salas 301/304 - Centro

Rio de Janeiro / RJ - CEP: 20.030-080

© 2016   Brasil Kennel Club .

All rights reserved .

FACEBOOK G+

Website designed by LD SITES